DESENVOLVENDO CONSCIÊNCIA
Panorama geral: A conscientização e compreensão são os primeiros passos rumo à sustentabilidade. Isso começa com o entendimento do tipo de energia que você usa e com o seu monitoramento. Depois, você pode começar a agir e determinar metas. Passamos boa parte de um ano na Magna Seating estudando como monitorar e reduzir o uso de energia em nossas 70 fábricas e unidades ao redor do mundo.
O próximo passo é conhecer as soluções. Eu coloquei painéis de energia solar na minha casa porque queria aprender sobre eles. Depois fica mais fácil de entender o que precisamos fazer na Magna, conforme investigamos o possível uso de painéis solares nas fábricas.
Passos práticos: Estamos compensando os gases de efeito estufa em nossas fábricas, trabalhando em projetos de redução de energia e incentivando todos a pensar antes de agir. Nossas iniciativas de economia energética começam em nosso escritório corporativo dos EUA para a Magna Seating, onde fizemos várias coisas: desde instalar sensores de movimento para a iluminação até usar um "controle inteligente" para reduzir ou eliminar o uso de água com base em condições climáticas.
A lição: Reduzir nossa pegada de carbono é a coisa certa a se fazer. É simples assim para mim.
JOHN OILAR, Vice-Presidente de Engenharia, Líder de Grupo de Sustentabilidade da Magna Seating
ROMAN PÖLTNER, Diretor, Gestão de Infraestrutura e HSE de Grupo, Líder de Grupo de Sustentabilidade da Magna Steyr
CRIANDO UMA NOVA MENTALIDADE
Panorama geral: No passado, estávamos sempre falando sobre atividades específicas para divisões a fim de nos tornarmos sustentáveis. Agora, temos uma estratégia corporativa real na Magna, não apenas projetos individuais. Isso nos dá novas oportunidades e uma nova estrutura para cada grupo definir metas específicas para seguir. Este é um grande passo rumo a um futuro sustentável.
Essas metas nos ajudam a criar uma nova mentalidade para os colaboradores, e isso é uma das coisas mais importantes. As pessoas precisam ter consciência sobre sua contribuição com a proteção do planeta, seja em casa ou no trabalho. Isso tem a ver com círculo da vida, colaborando para deixar um mundo melhor para as gerações futuras.
Passos práticos: Nosso plano é mostrar aos clientes da Magna que estamos fazendo progressos mensais para alcançar nossas metas de sustentabilidade. Uma grande conquista: nossa fábrica Magna Steyr em Graz vai atingir a neutralidade de carbono até 2022, antes da meta corporativa geral de CO2.
Na Steyr, usamos aquecimento e resfriamento geotérmico, além da eletricidade que é 100% renovável. Em 2021, começamos o Project Cycle Champ, que promove o uso de bicicletas para ir ao trabalho, fornecendo estações de carga para bicicletas elétricas, uma estação de autorreparo e vagas de estacionamento para 900 bicicletas. Criamos um bosque florido na nossa pista de teste e instalamos colmeias para polinizadores.
A lição: Todos somos responsáveis por alcançar nossas metas de sustentabilidade.
KEVIN KAMMERER, Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Grupo, Líder de Grupo de Sustentabilidade da Magna Exteriors
PEQUENOS PASSOS RUMO À SUSTENTABILIDADE FAZEM A DIFERENÇA
Panorama geral: Estou muito empolgado com o que a Magna está fazendo para a sustentabilidade. Anunciamos nossas metas de neutralidade de carbono antes da maioria dos nossos concorrentes. Agora só depende de nós atingir essas metas altas em um prazo curto. Tenho orgulho de trabalhar nesta empresa porque estamos mostrando o que pode ser feito se todos nos dedicarmos a um objetivo. Mas o desafio é grande, especialmente para a Magna Exteriors, que é a segunda maior consumidora de energia na empresa, devido às oficinas de pintura e aos moldes de injeção.
Passos práticos: Temos equipes de energia em nossas 58 fábricas, e elas estão focando nos 10 maiores consumidores de energia em cada divisão, de compressores de ar e torres de resfriamento a oficinas de pintura. Ao usar tecnologias emergentes, como medidores ultrassônicos, podemos localizar e consertar vazamentos de ar no sistema. Estamos ultrapassando nossas metas de redução anual de consumo de energia na maioria das nossas divisões. Um desafio pessoal para mim: investigar diferentes tecnologias promissoras para eliminar os resíduos de tintura.
A lição: Lembre-se de que as pequenas coisas que fazemos, de jardins para polinizadores a custos logísticos reduzidos, se acumulam no fim do dia.
ANÁLISE DA PARTE INTERESSADA: PARTE FUNDAMENTAL DA ESTRATÉGIA
Panorama geral: Conduzir os negócios com sucesso envolve atender aos requisitos das partes interessadas. Lidamos com uma enorme quantidade de requisitos variados de clientes, investidores e reguladores sobre as expectativas em relação à sustentabilidade. Alinhamos a estratégia de Powertrain com a visão geral de sustentabilidade da Magna para fazer a diferença com nossos produtos, processos e pessoas, ao mesmo tempo em que também tratamos aspectos econômicos, ambientais e sociais importantes para todas as partes interessadas.
Há muitas oportunidades de reduzir emissões de CO2 nas nossas próprias operações e processos de produção, responsáveis por 20 a 40% de todas as emissões. E os outros 60 a 80% das emissões de CO2 são derivadas da cadeia de suprimentos. Por isso, precisamos trabalhar junto com nossos fornecedores para ajudá- los a melhorar também. Isso pode incluir o uso de materiais reciclados, bem como processos otimizados de fabricação e desenvolvimento de produtos.
Passos práticos: 32 unidades da Magna Powertrain estão criando seus próprios "mapas de energia". Estamos compartilhando ideias por meio de um sistema global. Com medidas de conservação e eficiência energética, há algumas soluções rápidas que as divisões podem adotar, como o uso de luzes de LED e calor gerado por processos de produção para aquecer o edifício. Evitar vazamentos de ar comprimido e desligar máquinas durante horários de inatividade também pode gerar reduções significativas. Essa mesma mentalidade de consciência energética também pode ser aplicada em casa, desligando as luzes ou diminuindo o termostato no inverno. Seja no trabalho ou em casa, podemos economizar e obter benefícios ambientais.
A lição: É importante equilibrar impactos econômicos, ambientais e sociais do que fazemos no trabalho e em casa para podermos nos tornar mais sustentáveis com sucesso.
VOLKER LUDWIG, Diretor, Sustentabilidade Global e EHS, Líder de Grupo de Sustentabilidade da Magna Powertrain
DARREN CHARBONNEAU, Fabricação Enxuta e Sustentabilidade Global, Líder de Grupo de Sustentabilidade da Magna Mechatronics, Mirrors e Lighting
A SUSTENTABILIDADE COMEÇA NO CHÃO DE FÁBRICA
Panorama geral: Todo mundo pensa em sustentabilidade como preservação de eletricidade, água e gás natural. Esses elementos representam os maiores custos para uma empresa como a Magna, mas eles são apenas uma pequena parte da equação. Precisamos pensar em maior escala. A sustentabilidade envolve criar uma sociedade melhor, que atenda às nossas necessidades atuais, mas sem sacrificar a necessidade das gerações futuras.
Estamos apresentando às nossas divisões os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDGs) e mostrando como eles podem ter impactos positivos. Esses SDGs incluem a eliminação da pobreza e da fome, e envolvem educação de qualidade, igualdade de gênero, ações de energia e clima, além de várias outras áreas importantes. Seguir os SDGs fará com que a Magna seja a melhor parte das nossas comunidades.
Passos práticos: Precisamos acessar a sustentabilidade no âmbito do chão de fábrica. Precisamos que as pessoas participem de ações filantrópicas, plantios de árvores e "caças ao tesouro" de energia, em que você pode ouvir, ver e sentir as coisas que estão consumindo energia. Em uma recente "caça ao tesouro" na Techform em Ontário, várias pessoas de diferentes departamentos apresentaram 60.000 dólares em melhorias mudando comportamentos e práticas de diversas áreas.
Temos uma nova matriz ou tabela de desempenho que monitora como as 48 divisões MML e Electronics estão melhorando a cada mês, conforme adotam os SDGs da ONU. Além disso, definimos uma meta de um mínimo de cinco projetos de energia por ano para cada divisão.
A lição: Não comprometa o futuro com as suas ações de hoje.
We want to hear from you
Send us your questions, thoughts and inquiries or engage in the conversation on social media.
Artigos relacionados
Conecte-se
Você tem interesse em receber mais informações sobre a Magna? Você pode permanecer conectado com as notícias da Magna por meio de alertas ou e-mails diretamente em sua caixa de entrada.