Placeholder image for template purposes.

Magna na Eslovênia: uma mentalidade sustentável

Painéis solares no teto e caminhões de transporte sustentáveis na estrada são apenas alguns dos sinais do comprometimento com a sustentabilidade na nova fábrica de pintura da Magna em Hoče-Slivnica, Eslovênia.

Mas esse é apenas o começo da dedicação da fábrica para cuidar do planeta.

"Sustentabilidade não tem a ver apenas com as medidas que vemos externamente", diz David Adam, o diretor da fábrica e líder geral do projeto. "Tem a ver com a mentalidade."

As etapas para garantir o respeito ao meio ambiente começaram muito antes da inovação de setembro de 2017 na nova fábrica de 150 milhões de euros. A fábrica tem capacidade para pintar até 100.000 carrocerias automotivas por ano.

As discussões com membros da comunidade local que começaram meses antes da produção em março de 2019 foram elaboradas para "oferecer a todos uma visão do projeto", incluindo as iniciativas ecológicas da fábrica, destaca Adam. Atualmente, os membros da comunidade são informados sobre os esforços contínuos de sustentabilidade na Magna, com a ajuda de um comitê de acompanhamento composto pelo prefeito, o chefe do corpo de bombeiros local e outros.

1920x960-menu-photos-02

"Este país é lindo e é um destino turístico", explica Adam. "Queremos ajudar a preservá-lo e mostrar a todos que a Magna se importa com o meio ambiente. Hoje, temos uma relação positiva com a comunidade. Nós provamos que cumprimos o que prometemos."

O monitoramento da energia é essencial.

Por meio de um aplicativo em seu celular, Adam consegue monitorar facilmente a produção de eletricidade dos painéis solares na fábrica. O sistema de energia solar produziu 90 megawatts-horas de energia elétrica até o momento. Ao mesmo tempo, uma redução de emissões de CO2 resultante do uso de energia solar é equivalente ao plantio de mais de 1.200 árvores, de acordo com o aplicativo.

O sistema de energia solar na parte superior do centro de fornecimento de energia da fábrica garante 100% da eletricidade para iluminar os escritórios e as salas de tecnologia; outro sistema instalado no teto da oficina de pintura fornece 72% da energia para aquecer a água dos chuveiros no vestuário dos colaboradores.

Mas as medidas não se limitam a aproveitar a energia do sol.

Um reservatório de água coletada da chuva fornece 76% da água necessária para os banheiros e área verde externa da fábrica. Até o momento, 108.046 galões (500.000 litros) de água da chuva foram usados.

Além disso, o calor residual das estações de ar comprimido na fábrica aquece a água usada para preparar e limpar as carrocerias, em um processo de pré-tratamento de 10 estágios, antes que eles recebam a primeira aplicação de pintura.

Outra etapa de economia de energia: usar filtros de papelão (em vez da separação por água) para remover partículas de tinta do ar da cabine de spray e depois usar o ar reciclado nas cabines de spray.

A fábrica também reduz as emissões usando novos caminhões de combustível alternativo com gás natural liquefeito ou caminhões de GNL que transportam carrocerias de Graz a Hoče-Slivnica. O resultado dessa etapa: uma redução de 96% de material particulado, redução de 30% de óxidos de nitrogênio (NOx), redução de 20% de CO2 e contenção de 50% de ruídos. Os novos caminhões são equipados com semitrailers especiais que podem carregar 50% de carrocerias a mais, exigindo menos deslocamentos e reduzindo ainda mais as emissões.

"Estamos considerando mais etapas de sustentabilidade, incluindo o uso da energia solar em uma escala maior", diz Adam, um veterano da Magna com 20 anos de empresa. "É bom para o meio ambiente e, em longo prazo, economiza dinheiro."

Ele acrescenta: "Se pudermos fazer as coisas de uma forma que proteja o planeta sem gastar mais dinheiro do que o necessário, então é isso que faremos. Eu digo isso à minha equipe o tempo todo. Eu também aplico isso à minha vida pessoal, reduzindo o consumo de energia em casa. Eu tenho uma bomba térmica e investi em mais isolamento e janelas de vidro triplo. Tudo isso faz parte da mentalidade sustentável dentro e fora do trabalho".

1920x960-menu-photos-02 copy 34
1920x960-menu-photos-02 copy 35

"Sustentabilidade não tem a ver apenas com as medidas que vemos externamente. Tem a ver com a mentalidade."

David Adam, o diretor da fábrica e líder geral do projeto

We want to hear from you

Send us your questions, thoughts and inquiries or engage in the conversation on social media.

Artigos relacionados

Conecte-se

Você tem interesse em receber mais informações sobre a Magna? Você pode permanecer conectado com as notícias da Magna por meio de alertas ou e-mails diretamente em sua caixa de entrada.