Full view of the Magna Torrero

Magna Torrero: não é qualquer um a entrar para a história

Superar a concorrência pela inovação é a característica mais marcante da Magna há 65 anos. E isso é exemplificado pelo Magna Torrero: um veículo-conceito revolucionário de 1989 que ilustra a perspectiva e influência visionárias da empresa de tecnologia de mobilidade no setor automotivo mundial.

Ao ocupar seu devido lugar no Canadian Automotive Museum (Museu automotivo do Canadá), a contribuição do Torrero para a cultura automotiva está novamente sendo destacada. O Torrero continua sendo uma amostra da experiência e da habilidade da Magna de descobrir soluções criativas, impulsionar a mudança e avançar para o futuro.

Amplamente considerado um carro décadas à frente do seu tempo, o Torrero ajudou a estabelecer o padrão para as SUVs e crossovers atuais, do estilo e capacidade off-road aos recursos de infotainment e conveniência. Equipado com computadores e 11 câmeras, o Torrero já contava com recursos de segurança que só se tornariam padrão dos veículos de produção anos depois. Uma máquina de fax para os passageiros traseiros dava uma amostra de como seria o carro como um escritório móvel, décadas antes do surgimento do trabalho remoto.

Além de sua importância como criador multifuncional de tendências, o lendário Torrero anunciou a presença da Magna no mundo do design e fabricação de carros...

Full view of the Magna Torrero
Close up view of hub cap on the Magna Torrero

O nome Torrero foi escolhido para despertar a ideia de touros e touradas, um esporte antigo que era realizado com aristocratas montados em cavalos para demonstrar superioridade.

Designers automotivos correram para copiar as nuances de estilo agressivas e chamativas do Torrero quando ele foi lançado no começo de 1989 no North American International Auto Show (Salão do automóvel internacional da América do Norte), seguido de uma aparição posterior no Geneva Auto Show (Salão do Automóvel de Genebra). As fotos da época mostravam multidões, inclusive os concorrentes da Magna, amontoando-se ao redor do veículo para conseguir vê-lo melhor.

Em uma era de peruas e sedãs quadrados, o modelo off-road conceitual, luxuoso e muscular de quatro rodas da Magna se destacava dos demais com seus para-choques robustos, grades grandes e para-brisas de ângulos acentuados. Fred Gingl, um antigo executivo da Magna que criou o esboço original do Torrero em meados dos anos 80, disse que o Torrero foi projetado para se parecer “mais como uma obra de arte cheia de inovações”.

“Era revolucionário e futurista”, diz Gingl. “Uma publicação disse: ‘Não é um carro, não é uma caminhonete, não é uma perua’”. Um crítico impressionado disse que o Torrero “dá na cara dos carros de luxo tradicionais”.

Os engenheiros e designers da Magna responsáveis pelo Torrero foram acusados de criar um “veículo de alto desempenho supremo, um tipo novo de carro com uma capacidade surpreendente” em um período de dois anos no fim da década de 80.

Os arquivos da empresa revelam os detalhes da tarefa intimidadora: O Torrero (denominado CMC-44 pela capacidade 4x4 do veículo) deve ter “força, espírito e resistência para lidar com o ambiente desafiador do Noroeste dos EUA, o lendário ‘Big Country’ de planícies rochosas e picos altos, onde apenas os mais fortes sobrevivem”.

O Torrero foi lançado como uma amostra das tecnologias mais avançadas e inovadoras da Magna, de seu V8 de 8,1 litros e 532 cv e assentos dianteiros giratórios a um conjunto amplo de equipamentos eletrônicos, incluindo um reprodutor de vídeo.

Close up  view of outside mirror on the Magna Torrero
View of interior of Magna Torrero including steering wheel and driver's seat

A empresa supervisionou cada aspecto do desenvolvimento do Torrero, do planejamento e gestão do programa à viabilidade da produção.

Foram construídos três protótipos, incluindo o que está em exibição no Canadian Automotive Museum. Outro foi desmontado para obter peças e o terceiro foi dado a uma empresa de cinema na Califórnia. Sua localização continua sendo um mistério.

Embora nunca tenha havido a pretensão de colocar o Torrero em produção, ele gerou mais negociações com grandes fabricantes automotivos, como a BMW. Com seu visual futurista, ele continua sendo uma inspiração para os colaboradores da Magna e para aqueles que acompanham o setor. Acima de tudo, ele representa mais um exemplo da especialização, experiência e histórico invejável da Magna como líder do setor.

We want to hear from you

Send us your questions, thoughts and inquiries or engage in the conversation on social media.

Artigos relacionados

Cuidando dos manequins de teste de colisão 

Article

Mezzo™ Plus com Morphing Surfaces: releitura do visual de um veículo

Article

Assento do futuro: FreeForm™ e um assento personalizado para você 

Article

Conecte-se

Você tem interesse em receber mais informações sobre a Magna? Você pode permanecer conectado com as notícias da Magna por meio de alertas ou e-mails diretamente em sua caixa de entrada.