Placeholder image for template purposes.

Magna Torrero conduzindo a história automotiva: uma perspectiva privilegiada

Quando o veículo-conceito Magna Torrero foi lançado em 1989, houve grande impacto no universo automotivo e cinematográfico. Designers não perderam tempo para copiá-lo, e Hollywood fez uma oferta para apresentar a criação futurista em O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final.

Como técnico de protótipos da Magna, Rocky Taylor recebeu a missão de preparar o Torrero para ser enviado à Califórnia para participar da versão automotiva de um teste de elenco. A tarefa de Taylor incluía fazer um test drive do Torrero em um estacionamento e abaixo de 48 km/h.

“Os produtores do filme estavam procurando veículos avançados que representassem o futuro”, lembra Taylor, atualmente gerente de fábrica na Magna em Troy, Michigan. “O Torrero era diferente de qualquer outro veículo. Os designers o olhavam e diziam: ‘Isso é muito legal’.”

Rocky_01
Rocky_03

Ele acrescenta: “Era emocionante entrar, dar partida e sentir o barulho daquele V8 de 8,1 litros, mas, com um automóvel tão caro como aquele, você não podia ficar de brincadeira. Eu tinha que garantir que ele ligasse e funcionasse todas as vezes”.

Embora o Torrero de 532 cv nunca tenha chegado às telas, supostamente por cortes de orçamento do estúdio, ele está indo para o Canadian Automotive Museum em agosto, como parte da coleção histórica do museu automotivo.

Quando foi lançado no Salão do Automóvel de Genebra de 1989, o Torrero foi aclamado como um marco ousado da Magna no ramo de design e fabricação de carros, ilustrando a expansão das habilidades da empresa.

O automóvel, que antecipava os veículos esportivos e de luxo atuais para todos os terrenos, era “tão diferente que se destacava entre os diversos carros-conceito em salões do automóvel”, exemplificando “o que é possível quando um veículo utilitário esportivo tem seu nível elevado”, elogiavam os críticos.

Na época, o Torrero contava com marcações de estilo que são comuns atualmente em SUVs e crossovers, incluindo para-choques robustos, grades grandes e para-brisas de ângulos acentuados. O interior é revestido com pele de búfalo e equipado com uma seleção completa de dispositivos eletrônicos, incluindo uma máquina de fax e um reprodutor de vídeo. Os assentos frontais giratórios dão o toque final ao conjunto.

Algumas pessoas descreveram o Torrero como “revolucionário” e “inesquecível”, mas o veículo nunca foi para produção e saiu do radar nos últimos anos, residindo no subsolo de uma fábrica da Magna em Concord, Ontário. Hoje, ele é um tipo de relíquia ou “barn find”, um carro clássico que foi guardado e protegido até que possa ser revelado novamente para o público admirar e relembrar.

Essas memórias ganharam destaque na mente de Taylor, que se lembra de assistir a um filme na tela do assento traseiro do Torrero.

“Era Blade Runner”, diz. “Também dava para jogar o primeiro videogame Atari no Torrero. Os técnicos como eu eram fascinados pelo veículo. Nós entrávamos nele na hora do almoço para jogar Pong. Eu adorava levar meus netos ao museu quando ele estava em exposição. Eu dizia para eles que o carro fazia parte da minha vida. Eu o coloquei para funcionar, levei-o a diversos lugares e cuidei dele por 15 anos.”

Rocky_02

We want to hear from you

Send us your questions, thoughts and inquiries or engage in the conversation on social media.

Artigos relacionados

Cuidando dos manequins de teste de colisão 

Article

Mezzo™ Plus com Morphing Surfaces: releitura do visual de um veículo

Article

Assento do futuro: FreeForm™ e um assento personalizado para você 

Article

Conecte-se

Você tem interesse em receber mais informações sobre a Magna? Você pode permanecer conectado com as notícias da Magna por meio de alertas ou e-mails diretamente em sua caixa de entrada.